Outras Classificações

Buffos são papéis operísticos característicos e de uma tipologia caricata em toda a história da opera buffa napolitana e de suas congêneres desde o singspiel de Hamburgo até o vaudeville e a zarzuela, os cantores buffos são primeiramente atores com gags e cacoetes que deriva da mais pura tradição da Comedia dell'Arte, todavia, é também uma voz capaz de inflexões grotescas ou até ridículas assim como os acentos expressivos, nas mais rigorosas linhas do bel canto. Não exige grande extensão e beleza vocal, mas, deve possuir agilidade fácil e riqueza de matizes.






O vocal gutural (do latim guttur, que significa garganta, goela), em música, é uma técnica vocal que produz um som rouco, grave ou profundo, que se obtém através doapoio diafragmático(comumente usado na maioria dos estilos de canto), que é uma técnica de respiração, juntamente com distorções no som produzido nas pregas vocais e laringe, que produz um som grave e rouco, com uma agressividade característica. O estilo é muito usado em bandas de metal de estilo death metal, metalcore, deathcoree thrash metal. Também é bastante comum no black metal, gothic metal e em algumas variantes do symphonic metal.
Muitos dizem que Gutural e drive vocal (chamado também de vocal rasgado) são a mesma coisa. Mas são completamente diferentes. O drive vocal é uma técnica que produz um som mais limpo do que o Gutural, mas tem um efeito de agressividade na "voz limpa". O drive é muito usado em bandas de Heavy Metal, Hard Rock, Thrash Metal e Speed Metal.

Vozes brancas são vozes encontradas em crianças, antes da puberdade. Durante a puberdade, o corpo humano começa a liberar hormônios na corrente sanguinea, modificando-o por completo, e, na maioria da vezes, a voz fica mais grave e mais encorpada, em ambos os sexos. Essa fase pode ocorrer dos 10 aos 18 anos de idade, fixando a voz aos 20 (no sexo masculino, a mudança é mais curta, porém, é mais perceptível. No sexo feminino, a mudança é mais longa e a voz modifica-se menos). Após a puberdade, a voz pode ficar de meia oitava até 1 oitava mais grave.
  • Sopranino: Voz infantil feminina mais aguda. Versão infantil de soprano. Tessitura: Sol3 – Sol5.
  • Contraltino: Voz infantil feminina mais grave. Tessitura: Dó3-Dó5.
  • Tenorino: Voz infantil masculina mais aguda. Tessitura: Sol2 – Sol4.
  • Barítono adolescente: Voz infantil masculina mais grave. Tessitura: Dó2-Dó4.
A classificação castrato não se inclui nas colocações em vozes brancas, por não ser modificada naturalmente na puberdade, mesmo que se assemelhe as vozes anteriores.