Tipos de baritono:
Barítono Leggero é o timbre mais leve entre os barítonos, de grande extensão aguda e cor clara, possui grande agilidade e é flexível dinamicamente, é conhecido no repertório francês em operetas e óperas escritas para a voz de Jean-Blaise Martin – “Barítono Martin” que criou diversos papéis em operetas e um estilo de técnica anasalada que torna o timbre mais claro e menos volumoso, o idioma francês ajuda na emissão anasalada e nas palavras pronunciadas. Sua tessitura usual é do Sol1 aoSib3 (Dó4).
Barítono lírico é o timbre típico do barítono: É expressivo, igualmente timbrado, de sonoridade melódica e harmônica, dinamicamente flexível. Possui uma cor escura e aveludada, a agilidade não é espontânea, mas não é impossível. Sua tessitura usual é do Sol1 ao Sol3.
O Barítono Alto ou de Carater é o um tipo de Barítono dramático mais intenso e com um registro agudo seguro, é expressivo, muito metálico de grande amplidão sonora, é o barítono típico do repertório de Verdi, cheio de dramatismo e vigor. Sua tessitura usual é do Sol1 ao Lá3.
Barítono dramático é o timbre mais pesado dos barítonos, mais escuro e mais metálico, um timbre igualado em ambos os registros com grande amplidão sonora, com generosidade em interpretações dramáticas. Sua tessitura usual vai do Fá1 ao Sol3.
Baixo-barítono é o timbre intermediário com uma extensão vocal que pode abranger tanto baixo como barítono, mais extenso e ao mesmo tempo mais dramático que oBaixo Cantante, é de uso comum em operas germânicas ou russas, embora se presta na maioria das vezes a papéis dramáticos, pode também interpretar papéis cômicos e buffos dedicados para baixos bufos. Este termo surgiu no século 19 para especificar o tipo particular de voz precisa para cantar personagens baixos (voz) nas obras deRichard Wagner, como Wotan (em Der Ring des Nibelungen) e Hans Sachs (em Die Meistersinger von Nürnberg). Wagner deu o nome a estes personagens de Hoher Bass("Baixos Agudos" ou "Baixos Altos").
Barítenor é o timbre intermediário entre o tenor e o barítono, é uma voz muito intensa robusta encorpada, a extensão é excepcionalmente grande, a cor do timbre é todo baritonal desde o registro grave ao registro agudo. Distinto do barítono leggero pela cor do timbre e pelo veludo vocal, não é uma voz metálica e sim redonda e harmônica. O barítono leggero tem menos intensidade e o registro agudo mais claro e vocalizante. Também mantém diferenças entre o tenor dramático, que possui um timbre mais metálico e pouca beleza em harmônicos e menor propensão ao legato. Sua tessitura usual é do Sol1 ao Si3 (Dó4)
Barítono lírico é o timbre típico do barítono: É expressivo, igualmente timbrado, de sonoridade melódica e harmônica, dinamicamente flexível. Possui uma cor escura e aveludada, a agilidade não é espontânea, mas não é impossível. Sua tessitura usual é do Sol1 ao Sol3.
O Barítono Alto ou de Carater é o um tipo de Barítono dramático mais intenso e com um registro agudo seguro, é expressivo, muito metálico de grande amplidão sonora, é o barítono típico do repertório de Verdi, cheio de dramatismo e vigor. Sua tessitura usual é do Sol1 ao Lá3.
Barítono dramático é o timbre mais pesado dos barítonos, mais escuro e mais metálico, um timbre igualado em ambos os registros com grande amplidão sonora, com generosidade em interpretações dramáticas. Sua tessitura usual vai do Fá1 ao Sol3.
Baixo-barítono é o timbre intermediário com uma extensão vocal que pode abranger tanto baixo como barítono, mais extenso e ao mesmo tempo mais dramático que oBaixo Cantante, é de uso comum em operas germânicas ou russas, embora se presta na maioria das vezes a papéis dramáticos, pode também interpretar papéis cômicos e buffos dedicados para baixos bufos. Este termo surgiu no século 19 para especificar o tipo particular de voz precisa para cantar personagens baixos (voz) nas obras deRichard Wagner, como Wotan (em Der Ring des Nibelungen) e Hans Sachs (em Die Meistersinger von Nürnberg). Wagner deu o nome a estes personagens de Hoher Bass("Baixos Agudos" ou "Baixos Altos").
Barítenor é o timbre intermediário entre o tenor e o barítono, é uma voz muito intensa robusta encorpada, a extensão é excepcionalmente grande, a cor do timbre é todo baritonal desde o registro grave ao registro agudo. Distinto do barítono leggero pela cor do timbre e pelo veludo vocal, não é uma voz metálica e sim redonda e harmônica. O barítono leggero tem menos intensidade e o registro agudo mais claro e vocalizante. Também mantém diferenças entre o tenor dramático, que possui um timbre mais metálico e pouca beleza em harmônicos e menor propensão ao legato. Sua tessitura usual é do Sol1 ao Si3 (Dó4)