Till V. Lindemann, nascido em Leipzig no dia 4 de Janeiro de 1963, é o vocalista da banda alemã Rammstein. Ex-campeão da Europa de natação pela antiga Alemanha Oriental quando jovem, teve que abandonar o desporto devido a um rompimento muscular abdominal (cuja cicatriz pode ser vista no vídeo Live aus Berlin). Quando criança teve problemas de relacionamento com a família, principalmente com seu pai, Werner Lindemann, que morreu em 1993 e foi enterrado no cemitério da igreja de Wendish Rambow, cujo túmulo jamais visitou. Till tem duas filhas de dois relacionamentos diferentes, Nele e Marie Louise.
Após vários incidentes menos graves como o ocorrido na Treptow Arena, Berlim em 27 de setembro de 1996, e uma bengala em chamas que voou em direção a platéia, felizmente sem causar acidentes, Till se dedicou ao estudo de técnicas de pirotecnia e formou-se como pirotecnísta professional, característica que marca os concertos de Rammstein.
Suas características mais marcantes são o timbre grave e seus "R"s enrolados. Mede cerca de 1,90m. O seu cabelo natural é castanho e os olhos verdes.
Antes de Rammstein, Till trabalhou fazendo cestos quando morou em Schwerin e foi baterista da banda First Arsch.
Em 86, começou a tocar bateria numa banda chamada First Arsch, também conhecida como "First Art": o jogo de palavras talvez para enganar as autoridades. Era uma banda Punk com sede em Schwerin. Fizeram um álbum intitulado "Saddle up". Till também tocou numa banda chamada Feeling B. Uma música chamada "Leid von der unruhevollen Jugend" (Música da juventude que resta) encontra-se no álbum "Hea Hoa Hoa Hoa Hea Hoa Hea" (90). Mais tarde nos anos 90, Lindemann começou a escrever letras, possivelmente baseadas em poemas que começara a escrever. Till diz: "Costumava tocar bateria numa banda punk que consistia no baixo e na bateria. Costumávamos trabalhar com guitarristas convidados, normalmente Paul e Richard. Fizemos um pequeno concerto em que troquei de instrumentos com o baixista, durante o ensaio, que foi um sucesso tão grande, que o Richard insistiu em iniciar um projeto comigo como vocalista. Outras pessoas se juntaram ao projeto, mas só depois que eu sai de Schwerin é que se tornou uma coisa séria". Till é o Vocalista do grupo, embora tenha sido Baterista na sua banda anterior. Tem uma poderosa presença em palco. Um dos seus movimentos mais conhecidos é o de bater com o punho na sua perna ao ritmo dos "riffs", da mesma maneira que fazem os ferreiros. Till obteve licença para trabalhar no palco com fogos de artifício, depois de estudar para ter o certificado de pirotecnia. Depois de um acidente na Treptow Arena em Berlin, em (27 de Setembro de 1996, em que símbolo da banda - em chamas - caiu do palco sobre o público, o Rammstein passou a manter uma equipe especializada de pirotécnicos, com os quais Lindemann aprendeu. Cada membro da banda é instruído para trabalhar com os adereços pirotécnicos que usam em palco. Na banda ele é o que melhor fala Inglês, apesar de ter um sotaque muito forte. Foi quem escreveu a canção "HEIRATE MICH" inspirada em seu pai.
De acordo com Till, ele adora Sushi, também fuma e bebe e gosta de artistas como: Chris Isaak, Marilyn Manson, Jean-Michel Jarre, Tangerine Dream, Mike Oldfield, Ministry, Nine Inch Nails, Type O Negative, Limp Bizkit, Placebo, Black Sabbath, Deep Purple, e jazz no parque aos domingos à tarde. Ele diz ainda: "Para mim Kraftwerk foi a primeira verdadeira banda alemã".
Vive modestamente e sem muitos "luxos", por causa de sua fama. O dinheiro não mudou muito suas necessidades, só pensa que as faturas se pagam melhor e no dia, e também que pode conseguir lugares vip para cinema e festas. Numa entrevista na rádio em 2004, Till diz que quer se aposentar aos 50 para se dedicar às filhas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário